logo_AnimamViventem.png
Site_Plan Be.png

PLAN BE: ACTIVE SENIOR VOLUNTEERS

O projeto 'Plan Be: Active Senior Volunteers' foi um projeto Europeu de 2 anos, entre organizações de Portugal, Itália, Eslovénia e Finlândia, no âmbito do Programa Erasmus+ Parcerias Estratégicas na Educação de Adultos, e financiado pela Comissão Europeia.

O principal objetivo deste projeto foi a criação e promoção de um Programa para o envelhecimento ativo, através da cidadania ativa e envolvimento em trabalho voluntário, abordando temáticas como a cidadania europeia, a natureza e o ambiente, a diversidade, a inclusão social, entre outros.

Este projeto foi galardoado com o Prémio de Melhores Práticas Erasmus+ 2018 e foi distinguido pela Comissão Europeia como História de Sucesso.

http://planbeproject.com/

Site_Saudade.png

SAUDADE

O projeto Europeu 'Saudade' é um projeto de Parceria Estratégica na Educação de Adultos, no âmbito do Programa Erasmus+, envolvendo organizações de Portugal, Itália, Polónia e Espanha.

 

Com este projeto pretendemos prevenir o isolamento na população sénior através da Educação Musical. Esperamos promover uma melhor compreensão do papel da música na promoção do bem-estar; sustentar o bem-estar, a qualidade de vida e reduzir o stress e a solidão nos seniores; proporcionar oportunidades de atividade mental e estimulação intelectual.

https://projectsaudade.wixsite.com/index

Site YIC.png

YouINCOME: YOUTH IN CIRCULAR OPERATIVE MODEL OF ECONOMY

O projeto Europeu 'YouInCOME: Youth in the Circular Operative Model of Economy' é um projeto ao abrigo do Programa Erasmus+ / Parcerias Estratégicas no setor da Juventude, financiado pela Comissão Europeia, entre organizações de Portugal, Espanha, Itália e Turquia.

Este projeto visa a partilha de experiências e boas práticas, aprofundando o conhecimento sobre a temática. Durante o projeto será criado um workshop de sensibilização para a importância da Economia Circular no desenvolvimento sustentável e como oportunidade para a empregabilidade jovem.

A economia circular surge da história de medidas para estimular a mudança do paradigma económico - de um sistema linear de consumo, baseado na erosão do capital natural, para um sistema restaurador e regenerativo, procurando preservar a utilidade e o valor dos recursos (material , energia) durante o maior tempo possível, salvaguardando os ecossistemas e o capital financeiro das empresas e da sociedade civil.

https://www.youincome.eu/the-project

Site FFI.png

FOOD FOR INCLUSION

O projeto Europeu 'Food for Inclusion' é um projeto ao abrigo do Programa Erasmus+ / Parcerias Estratégicas na Educação de Adultos, financiado pela Comissão Europeia, entre organizações de Portugal, Espanha, Itália, Hungria e Grécia.

Este projeto visa a partilha de boas práticas no combate ao desperdício alimentar e inclusão social. Durante o projeto foi criado um workshop de sensibilização para o combate ao desperdício alimentar (ao nível do consumo) e inclusão social.

Com base no único estudo realizado em resíduos alimentares em Portugal, PERDA (2012), estimava-se que as perdas e os resíduos representam cerca de 17% da produção alimentar anual, correspondente a 1 milhão de toneladas), resultante da soma de perdas e resíduos que ocorrem ao longo dos diferentes fases da cadeia de produção, distribuição e consumo alimentar.

https://foodforinclusion.wixsite.com/project

Site_FSS.png

FRUIT SUPER SQUAD: HEALTHY SCHOOLS

‘Fruit Super Squad’ é um projeto Europeu de 2 anos, entre organizações de Portugal, Itália, Grécia, Chipre e Turquia, no âmbito do Programa Erasmus+ para a Partilha de Boas Práticas no setor do Ensino Escolar, financiado pela Comissão Europeia.

O projeto  é coordenado pela APCOI - Associação Portuguesa contra a Obesidade Infantil e visa a partilha de boas práticas entre parceiros, para desenvolver uma Metodologia Europeia de promoção de hábitos alimentares saudáveis ​​nas escolas, para crianças de 3 a 10 anos.

https://europrojectsapcoi.wixsite.com/fruitsupersquad

Site MEW.png

MEW: MENTAL AND EMOTIONAL WELLBEING

O projeto Europeu 'MEW: Mental and Emotional Wellbeing' é um projeto de Parceria Estratégica na Educação de Adultos, no âmbito do Programa Erasmus+, envolvendo organizações de Portugal, Itália, Reino Unido e França

 

Com este projeto pretendemos apoiar as pessoas a
tornar-se mais conscientes da importância da saúde mental e emocional em todos os aspetos da vida
e que é uma parte fundamental e essencial para a saúde e bem-estar geral e para a qualidade de vida.

https://www.facebook.com/MentalEmotionalWellbeing

https://mentalhealth-awareness.com/

400dpiLogo.png

SAVE: SUPPORTING ACTIONS FOR VICTIMS OF CRIME

Partindo apenas da necessidade de integrar a ação do Estado com suporte operacional, decorrente de uma série de organizações sociais privadas locais, foi elaborado o projeto 'SAVE', que visa estruturar, testar e validar intervenções e instrumentos operacionais visando garantir que às vítimas de violência o direito de acesso à justiça restaurativa e o direito de ser informado sobre isso.

 

Para isso, pretendemos prosseguir com uma estruturação e implementação piloto do Programa “SAVE”, emprestando boas práticas já implementadas em alguns países europeus, criando um modelo de intervenção sustentável e transferível tanto para o contexto nacional, como para outros países Europeus.

É um projeto de 2 anos no âmbito do Programa Justiça e envolve organizações de Portugal, Itália e Roménia.

http://projectsave.eu/

Site YLYS.png

YOUR LIFE YOUR STORY

O projeto Europeu 'Your Life Your Story' é um projeto de Parceria Estratégica na Educação de Adultos, no âmbito do Programa Erasmus+, estando a ser implementado pela Associação Animam Viventem em Portugal, e envolvendo organizações de Itália, Polónia, Eslovénia, Turquia e Grécia.

 

Com este projeto pretendemos promover uma Aprendizagem Intercultural na população sénior, utilizando a metodologia de Digital Storytelling (Contar Histórias Digitalmente).

http://yourlifeyourstorymap.ml

https://yourlife-yourstory.wixsite.com/erasmus

Site eCARE.png

ECARE: PREVENÇÃO DE BULLYING EM CONTEXTO ESCOLAR

A nossa estratégia para Prevenção do Bullying em contexto escolar surgiu durante a implementação do projeto Europeu "eCARE", entre organizações de Portugal, Turquia, Itália, Espanha, Roménia, Bulgária e Grécia, no âmbito do Programa Erasmus+ Parcerias Estratégicas na Educação Escolar, e financiado pela Comissão Europeia.

 

A nossa abordagem foca-se no desenvolvimento de competências intrapessoais e interpessoais, tais como autoconsciência, comunicação, cooperação, gestão de conflitos, entre outras., para criar um ambiente de aprendizagem seguro e promover relacionamentos saudáveis ​​entre colegas.

Seguindo os princípios e valores da educação não-formal, o programa de prevenção é estruturado e planeado, embora flexível e adaptável. Promoveremos atividades para o desenvolvimento de competências com foco na aprendizagem experimental e experiencial, com abordagens práticas, dinâmicas e interativas.

O que oferecemos:​

Formação para Agentes Educativos​

Programa de Prevenção de Bullying em Contexto Escolar

Site Game On!png.png

GAME ON! BONDING GENERATIONS AND CULTURES 

O projeto 'Game On!' é um projeto Europeu de 2 anos, entre organizações de Portugal, Itália, Espanha, Bulgária e Polónia, no âmbito do Programa Erasmus+ Parcerias Estratégicas na Educação de Adultos, e financiado pela Comissão Europeia.

Através da partilha de abordagens, metodologias e boas práticas entre os parceiros envolvidos, criaremos uma oportunidade europeia de aprendizagem Intergeracional e Intercultural, envolvendo cidadãos seniores no envelhecimento ativo e na promoção do património cultural da Europa, focando-se nos Desportos e Jogos Tradicionais

https://eugameon.wixsite.com/gameon

https://www.facebook.com/eu.gameon/

MediCulture Site.png

MEDICULTURE: MEDIA(C)TION BETWEEN CULTURES

O projeto Europeu 'MediCulture: Media(c)tion between Cultures' é um projeto ao abrigo do Programa Erasmus+ / Parcerias Estratégicas no setor da Educação de Adultos, financiado pela Comissão Europeia, entre organizações de Portugal, Espanha e Itália.

Este projeto visa a partilha de experiências e boas práticas com o objetivo de fornecer aos educadores ferramentas essenciais para o desenvolvimento das competências interculturais, em particular as competências sociais, a capacidade de relacionar-se e empatizar com os outros, a tradução de códigos culturais e a capacidade de superar preconceitos e estereótipos para desenvolver as idiossincrasias dos centros educativos ou organizações que fazem parte deste projeto.

medicultureproject.wixsite.com/website

https://www.facebook.com/mediculturerasmusplus/